sábado, 26 de fevereiro de 2011

Oscar 2011 - O Discurso do Rei


 ★★★★☆
Ótimo

O filme com mais indicação ao Oscar - 12 no total - conta a história do rei George VI, e sua dificuldade de superar a gagueira. Antes mesmo de se tornar rei, o Duque de York tentava curar o problema indo em muitos especialistas e utilizando técnicas das mais variadas (e estranhas). Depois de ir em tantos especialistas e não ter sucesso, ele desiste. Mas sua esposa Elizabeth o convence a ir numa consulta com Lionel Logue, um especialista com métodos bem diferentes do que ele estava acostumado.

Após a morte de George V, o irmão mais velho de Bertie (como é chamado pelos mais próximos) é nomeado Rei Eduardo VIII. Imaturo, suas ações beiram a irresponsabilidade, o que deixa Bertie e várias pessoas dentro e fora do governo incomodadas, como o Primeiro Ministro, que ameaça renunciar. Isso tudo justamente enquanto a II Guerra Mundial tomava forma. Eduardo - ou David, como também é chamado - acaba abdicando o trono e Bertie o sucede, se tornando o Rei George VI. Durante as consultas, Lionel Logue vai se tornando seu mais próximo - e talvez único - amigo.

Com cenas cômicas, irônicas, e até utilizando humor negro, o diretor Tom Hooper soube imprimir um clima leve para tratar de tal assunto, e impediu que o filme caísse no dramalhão.

Outro ponto forte de The King's Speech é a bela fotografia. Um exemplo é a bela cena em que, depois de uma discussão, Bertie deixa Logue para trás e este vai sendo "engolido" pelo famoso fog inglês. Com ótimos enquadramentos de câmera, por vezes até chega a parecer um pouco estranho. Geralmente vemos os personagens dialogando no centro da tela, mas aqui, em muitas cenas, eles são "jogados" para o canto da tela.

Quanto as atuações, não é preciso nem falar de Colin Firth e Geoffrey Rush. A performance da dupla é impressionante e Firth, sem dúvida, levará o Oscar de ator principal. Ele transmite perfeitamente a grande insegurança - e força de vontade maior ainda - do Rei que teve como seu primeiro grande teste a maior guerra já vista pela humanidade. E Rush é o único capaz de tirar o Oscar de ator coadjuvante das mãos de Christian Bale (O Vencedor). Helena Bonham Carter dá uma pausa nos personagens caricatos de Tim Burton e de Harry Potter para interpretar a Rainha Mãe, esposa de George VI.

O Discurso do Rei é o favorito ao Oscar, e justamente. É perfeito em quase todos os aspectos, conta uma história interessante, tem bons atores e personagens que despertam afeição no público.

The King's Speech
Inglaterra, Austrália, EUA , 2010 - 118 min.
Drama
Direção: Tom Hooper
Roteiro: David Seidler
Elenco: Colin Firth, Geoffrey Rush, Helena Bonham Carter, Derek Jacobi, Michael Gambon, Guy Pearce, Claire Bloom, Tim Downie, Timothy Spall, Robert Portal, Richard Dixon, Paul Trussell, Adrian Scarborough, Andrew Havill, Charles Armstrong, Roger Hammond
Indicado a: Melhor filme; Melhor diretor; Melhor Ator; Melhor ator coadjuvante; Melhor atriz coadjuvante; Melhor roteiro original; Melhor direção de arte; Melhor fotografia; Melhor figurino; Melhor montagem; Melhor trilha sonora; Melhor mixagem de som

Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DESSE FILME!!!!!!!!!
    Quero ver de novo com vcs...rsrsrs
    Como sempre ótima resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir